Tratamento da Doença Periodontal

Início / Tratamento da Doença Periodontal

LEON-ROMAN, M.A. (2011)

Qual é a causa da Doença Periodontal

A Doença Periodontal tem seu inicio com o acúmulo de placa bacteriana, que é uma película que se adere à superfície dentária. Com o passar do tempo, ela se mineraliza, formando os cálculos dentários (tártaro).

A primeira reação da cavidade oral é a gengivite (inflamação da gengiva), que quando crônica, pode passar para uma periodontite (destruição do suporte dentário), levando à perda dos dentes.



Escovação

A gengivite é o processo inflamatório da gengiva. É causada pela presença da película glicoproteica (placa bacteriana). Neste caso, a gengiva passa de uma coloração rosada e aparência delicada, para uma gengiva avermelhada e com aumento de volume. Ao toque, ou mesmo à escovação, ela apresenta fácil sangramento.

Este processo é considerado reversível, pois é suficiente remover a película através de ação mecânica das cerdas, durante a escovação, ou mesmo com uma gaze.

Isto é suficiente, pois removendo a causa da gengivite, a gengiva tende a voltar a sua normalidade.

Não se deve administrar antibióticos sem a avaliação de um especialista, pois eles diminuem a carga bacteriana, mas não removem a verdadeira causa da gengivite.



Raspagem e Polimento - Profilaxia Periodontal

Quando a película aderida mineraliza, forma-se o tártaro (cálculo dentário), que já não pode ser removido apenas com simples escovação.

A ação mecânica das cerdas da escova não é suficiente para sua remoção, e então, é necessário recorrer ao Dentista Veterinário para realizar uma raspagem, seguida de polimento dentário.

A raspagem dentária é realizada com curetas ou ultrassom, e deve ser feita de maneira cuidadosa e detalhada. É importante que o especialista realize, também, a raspagem do sulco gengival (embaixo da gengiva), pois é ai que está o tártaro mais nocivo.

Feita a raspagem, o próximo passo é o polimento dentário, com uma escova especial acoplada à uma caneta de baixa-rotação. É importante realizar o polimento por uma simples razão: durante a raspagem, existe a formação de pequenas ranhuras na superfície dentária, e o polimento tem o objetivo de alisar estas ranhuras.

Este tratamento é denominado Profilaxia Periodontal, ou seja, o paciente apresenta apenas tártaro e gengivite, mas não tem dentes com doença periodontal.

Quando apresenta a doença periodontal (retração, dentes com mobilidade, perda óssea), o tratamento é denominado Tratamento Periodontal.



Tratamento Periodontal - muito além da 'Limpeza'

Normalmente o proprietário busca 'limpeza de dentes' para seu amigão, que nunca passou por nenhum outro tratamento odontológico anterior. Dependendo da idade, e do avanço da gengivite para periodontite, a terapia correta acaba sendo o Tratamento Periodontal.

Além de raspagem e polimento dos dentes sadios, o Tratamento Periodontal realizado por um especialista envolve:

1 - radiografia intra-oral para diagnóstico;
2 - aplanamento do cemento das raízes expostas;
3 - retalho para curetagem de bolsa periodontal;
4 - retalho para fechamento de fístulas oro-nasais;
5 - retalho muco-gengival para áreas sem gengiva;
6 - enxerto ósseo;
7 - ferulização em dentes com mobilidade;
8 - extração dentária quando não haja outra solução.

Logo, um tratamento periodontal vai além da limpeza dentária. Você deve sempre recorrer aos profissionais especializados e que tenham real experiência nesta área, além de possuírem equipamento completo e centro cirúrgico confortável.



Avaliação Radiográfica

Um verdadeiro Dentista Veterinário conta, em seu arsenal de equipamentos, com o aparelho de Radiografia Intra-Oral. Para um tratamento correto e no "estado da arte", o profissional precisa contar com o RX para avaliar perdas ósseas, reabsorções dentárias e outras alterações em cavidade oral.

Na Doença Periodontal, é comum visualizar perda óssea alveolar e destruição de todo o suporte dentário. É possível, também, planejar possíveis áreas para enxerto ósseo, ou mesmo extrações.



Extrações Dentárias

É muito comum que, em casos avançados de Doença Periodontal, o proprietário pergunte "Mas e agora, como ele vai comer sem dentes?". Em verdade, a pergunta deveria ser 'como é que ele come com estes dentes soltos e doentes'.

A extração é a última opção que existe, mas deve ser realizada se houver uma perda de suporte ósseo muito grande. Preservar dentes por estética é um erro. O objetivo é eliminar qualquer foco infeccioso em cavidade oral.

O planejamento da extração é feito pelo Dentista Veterinário após exame completo e realização de radiografias intra-orais.

Por isso, é importante que, ao escolher o seu Dentista Veterinário, você avalie não só a experiência como também estrutura e equipamentos.

Microorganismos se aderem à película glicoproteica, formada na superfície dentária. A isto, se denomina Placa Bacteriana.

Perceba que a gegiva próxima aos dentes apresenta-se inflamada, com fácil sangramento ao toque ou á escovação.

Raspagem dentária realizada por um especialista: uso do Ultra-som odontológico para remoção da placa bacteriana e tártaro.

Polimento dentário realizado por um especialista: uso de caneta de baixa-rotação e pasta profilática.

Retalho e Enxerto ósseo, para salvar dente canino com inicio de Doença Periodontal. Por isso, você deve escolher sempre um especialista EXPERIÊNTE para cuidar da saúde oral do seu Pet.

Radiografia intra-oral mostrando em (A) um dente sadio, com ósso alveolar preservado, e em (B) um dente com Doença Periodontal, com perda óssea ao seu redor.

Extração dentária - a última solução para dentes com Doença Periodontal. Evite a perda dentária no seu Pet prevenindo contra esta doença. Procure sempre um Dentista Veterinário com Qualidade e Excelência.

Você é o responsável por escolher o melhor profissional para cuidar do seu pet!

MV, Esp, PhD, Marco Antonio Leon
Médico Veterinário formado pela FMVZ/USP
Doutor (Stricto sensu) em Cirurgia pela FMVZ/USP
Especializado (Lato Sensu) em Odontoveterinária pela Anhembi/Morumbi
Professor do Curso de Especialização em Odontologia Veterinária da USP

Voltar