Dentista para cães

Início / Dentista para cães

Problemas mais comuns

Problemas Comuns em Pacientes Caninos

Considerado o "melhor amigo do homem", os cães apresentam muitas doenças orais parecidas com as encontradas em seres humanos. Por serem animais carinhosos, estão em contato muito próximo com seus donos. Por isso, vale à pena cuidar da Saúde Oral destes nossos amiguinhos. Conheça algumas afecções em cavidade oral comuns nos cães.

Obs: consulte em SERVIÇOS e conheça todos os problemas em que o DENTISTAVET pode te oferecer a solução.

Doença Periodontal
É a doença mais comum em cães. Ela começa com o acúmulo de placa-bacteriana e tártaro (cálculo dentário). isto induz a gengivite, que com o passar do tempo avança para uma retração gengival. Aos poucos, o dente vai perdendo o suporte ósseo e ficam com mobilidade. Este é o motivo de cães mais velhos perderem os dentes. Por isso é importante detectar o problema desde o início.

Traumas Dentários e Fraturas
Em geral, os traumas dentários, com ou sem fratura dentária, são decorrentes de acidentes, pancadas ou uso de brinquedos muito duros (ex: ossos naturais). No início, o paciente apresenta muita dor, começa a salivar, passa a pata na boca, mastiga mais de um lado do que do outro... até que o

Hiperplasia de Gengiva
A presença de placa bacteriana (biofilme) e tártaro (cálculo dentário) promovem a gengivite, e com o passar do tempo, retração de gengiva.
Em algumas raças, ao invés da gengiva retrair, ela acaba por

Fraturas de Mandíbula e Maxila
Decorrente de acidentes como pancadas, atropelamentos ou brigas, os cães podem apresentar fraturas de mandíbula ou maxíla. Sempre é preferivel procurar um especialista em Odontologia Veterinária para encontrar a melhor solução para conseguir reduzir a fratura, além de preservar a mordida e oclusão correta.

Neoplasias Orais (Câncer de Boca)
O câncer-de-boca acomete pacientes idosos, porém filhotes (raro) também podem apresentar esta enfermidade. Estes tumores podem ser benignos ou malignos, porém ambos incomodam o paciente. Não há dúvidas de que quanto mais cedo é detectado, melhor são as chances de cura. Por isso, recomendamos que os proprietários sempre prestem muita atenção em quaisquer alterações da cavidade oral dos seus pets. E sempre que haja alguma alteração, procurar um especialista experiente para estes casos. O câncer tem cura quando detectado cedo. A cirurgia para estes casos é a mandibulectomia ou maxilectomia.

Voltar