Lesão Reabsortiva

Início / Lesão Reabsortiva

Lesão Reabsortiva Dentária dos Felinos

LEON-ROMAN, M.A. (2016) 


A Lesão Reabsortiva Dentária dos Felinos (LRDF) é uma afecção muito comum em pacientes felinos, causando muita dor e incomodo ao paciente, dificultando a apreensão de alimentos, levando à perda de peso. É uma doença que atinge mais de 60% dos felinos adultos e, até o momento, não existe uma explicação científica do por quê ocorre. Existem algumas teorias para explicar a origem da LRDF, sendo a mais moderna as elevadas taxas de vitamina D na dieta felina.


Diagnóstico

A LRDF tem início no colo dentário, especificamente no cemento, podendo progredir para a dentina, tanto em raíz como coroa. A LRDF pode ser identificada através do exame oral, porém o diagnóstico definitivo é conferido pela radiografia intraoral, e sempre que um paciente felino passa pelo tratamento dentário, deve ser realizada a radiografia dentária completa (todos os dentes) para avaliação dos demais dentes.


Tratamento

A extração completa do dente é recomendada quando, apesar da reabsorção dentária, na radiografia é possível visualizar a raíz integra ou parcialmente reabsorvida.


Quando a raíz está completamente reabsorvida, tendo seu espaço ocupado por proliferação óssea é suficiente realizar a amputação da coroa, sempre que não haja sinais concomitantes de outras afecções, como periodontite ou lesão periapical, por exemplo.


Se a reabsorção dentária for um "achado radiográfico" em um dente que não apresenta lesão reabsortiva clinicamente, é informado ao proprietário esta condição, sendo recomendado o acompanhamento deste elemento dentário ou mesmo sua extração preventiva. É sugerido que se faça controle clínico semestral e radiografias intraorais sempre que o paciente passar por profilaxia periodontal.

Gengiva cobrindo área reabsorvida em dente #307, sugerindo lesão reabsortiva.

Radiografia: Lesão reabsortiva em #307 tipo II (anquilosante).

Você é o responsável por escolher o melhor profissional para cuidar do seu pet!

MV, Esp, PhD, Marco Antonio Leon
Médico Veterinário formado pela FMVZ/USP
Doutor (Stricto sensu) em Cirurgia pela FMVZ/USP
Especializado (Lato Sensu) em Odontoveterinária pela Anhembi/Morumbi
Professor do Curso de Especialização em Odontologia Veterinária da USP

Voltar