Tornando a escovação dentária agradável

Início / Tornando a escovação dentária agradável

LEON-ROMAN, M.A. (2011)

A escovação dentária é uma das melhores maneiras de prevenir seu pet contra a Doença Periodontal. Porém, é importante saber como dar inicio a este costume, que prolongará a vida do seu amiguinho.

É muito importante tornar a escovação agradável. Por isso, o treinamento de escovação deve levar em conta o condicionamento positivo.

Este condicionamento positivo está baseado em motivar o seu pet à aceitar a escovação. Afinal de contas, lembre-se que, em muitos casos, cães e gatos nunca viram uma escova-de-dentes e podem se assustar com este 'objeto não identificado'.

Ele precisa saber que você vai manipular a boca dele, e que essa manipulação deve vir acompanhada de algo agradável: seja um carinho, brincadeiras, bolinha, bifinho, etc, ou seja, um 'prêmio'.



Como começar a escovação

  • Descubra o que é que seu Pet mais gosta de fazer durante o dia. Passeio ? Brincar ? Bifinhos ? Carinho ? Esta será a recompensa que utilizaremos sempre que finalizarmos a escovação.
  • Primeiras duas semanas: apenas com a ponta dos dedos, faça massagem das gengivas, mas nunca forçando ele a nada. Se ele resistir e for impossivel nesse momento, PARE, e continue em outro momento. Se ele deixar, após a massagem das gengivas, faça muita festa, muito carinho, dê o bifinho, leve-o passear... lembre-se da recompensa !!!
  • Próximas duas semanas : comece a usar uma gaze enrolada no dedo (ou se quiser, use o dedal-escova). Tanto a gaze como o dedal não servem para escovar os dentes. Sua única função é acostumar seu pet com um objeto diferente na boca... e siga os mesmos passos.... sem forçar, sem brigar... se ele deixar, dê o prêmio que ele esperava;
  • Próximas duas semanas : Agora sim, vamos usar a escova-de-dentes. Existem as escovas próprias pra cachorro, mas você pode usar uma escova infantil, sempre de cerdas macias. Sem machucá-lo, sem forçar... sempre com carinho... tente escovar os dentes. Não precisa escovar 5 minutos... 'só um pouquinho' já é bom pra acostumar com esse novo objeto... e após a escovação, a recompensa !!!

Desta maneira, seu amiguinho associará que a escovação dentária sempre está acompanhada de um prêmio, e cada vez mais será fácil realizar a escovação.



Eles merecem este cuidado

A Doença Periodontal está presente em 85% de cães e gatos acima dos 5 anos. E ela diminui a espectativa de vida dos animais. Logo, se queremos que eles vivam mais, é necessário iniciar os cuidados de saúde oral desde pequenos.

Pets são como crianças, e merecem uma recompensa quando fazem o que queremos. Lembre-se de premiar seu pet após as escovações !!!

A escovação deve ser um ato de amor e carinho. Evite dar broncas ou usar força nesse momento. Condicionamento Positivo é o segredo da boa escovação.

O uso do dedal serve APENAS para acostumar seu pet a manipular sua boca com um objeto. As cerdas do dedal são insuficientes para remoção da placa. Quando ele acostumar, passe para a escova-de-dentes.

A escovação deve ser um ato de amor e carinho. Evite dar broncas ou usar força nesse momento. Condicionamento Positivo é o segredo da boa escovação.

O uso do dedal serve APENAS para acostumar seu pet a manipular sua boca com um objeto. As cerdas do dedal são insuficientes para remoção da placa. Quando ele acostumar, passe para a escova-de-dentes.

Você é o responsável por escolher o melhor profissional para cuidar do seu pet!

MV, Esp, PhD, Marco Antonio Leon
Médico Veterinário formado pela FMVZ/USP
Doutor (Stricto sensu) em Cirurgia pela FMVZ/USP
Especializado (Lato Sensu) em Odontoveterinária pela Anhembi/Morumbi
Professor do Curso de Especialização em Odontologia Veterinária da USP

Voltar