Dermatite de Dobra Labial

Início / Dermatite de Dobra Labial

Dermatite de Dobra Labial (Cirurgia Plástica)

LEON-ROMAN, M.A.; MAZZARO, L. (2016) 


A Dermatite de Dobra Labial é uma condição que afeta o lábio inferior de alguns cães, em especial o Cocker Spaniel, Spring Spaniel, São Bernardo, Setter Irlandes e Shar Pei, por apresentar tendência à flacidez acentuada da pele nessa região. Este excesso de pele forma uma pequena fenda na pele, ou melhor, uma dobra.


Como ocorre ?

Esta inflamação da pele é causada por falta de higienização da região de dobra labial, levando a um acúmulo de saliva e aprisionando restos de alimento. Isto favorece o crescimento de bactérias (geralmente Staphylococcus spp) ou mesmo de fungos na região, devido à temperatura de umidade ideais para sua proliferação.


A Dermatite de Dobra Labial se apresenta da seguinte maneira: irritação local, vermelhidão e odor muito forte. Em casos mais graves, pode ocorrer aparecimento de úlceras, queda de pêlos e sangramento.


Tratamento Paleativo

Inicialmente, é possível diminuir o processo inflamatório realizando a profilaxia periodontal (raspagem e polimento) para diminuir a carga bacteriana da cavidade oral. Em seguida, manutenção com higienização tópica. utilizando antisséptico, e escovação dentária diária.


Caso não haja o cuidado tópico de higienização e a escovação dentária diária, é comum que ocorra recidiva do quadro, sendo necessário a correção cirúrgica da dobra labial.


Cirurgia Plástica

Consiste em cirurgia plástica para correção da dobra labial, com objetivo de recondicionar a anatomia dessa região, de forma que não haja mas uma dobra de pele.


Para este tipo de procedimento, recomenda-se que sera realizado por um profissional experiente, por se tratar de cirurgia plástica.

Dobra labial apresentando inflamação e infecção em pele dentro da dobra.

Dobra labial em Cocker Spaniel, com dermatite acentuada.

Caso 01 - Cirurgia plástica para correção da Dobra Labial em Cocker Spaniel

Caso 02 - Cirurgia plástica para correção da Dobra Labial em Cocker Spaniel

Você é o responsável por escolher o melhor profissional para cuidar do seu pet!

MV, Lígia Mazzaro Muniz
Médica Veterinária formada pela Universidade Anhanguera
MV. Trainee em Odontologia Veterinária (T1/OV)
Aperfeiçoamento em Odontologia Veterinária (CTEOV)


MV, Esp, PhD, Marco Antonio Leon
Médico Veterinário formado pela FMVZ/USP
Doutor (Stricto sensu) em Cirurgia pela FMVZ/USP
Especializado (Lato Sensu) em Odontoveterinária pela Anhembi/Morumbi
Professor do Curso de Especialização em Odontologia Veterinária da USP

Voltar