Dentista Veterinário ?

Início / Dentista Veterinário ?

O que é um "dentista veterinário" ?

LEON-ROMAN, M.A. (2009) 


Segundo a Lei Federal 5517, somente Médicos Veterinários podem atuar em Odontologia Veterinária.


Esta especialidade completa seus 20 anos no Brasil, e possui alguns profissionais de destaque. Saiba quem é o verdadeiro Dentista Veterinário, como avaliar a qualidade profissional, e o porque de exigir o melhor profissional para seu Pet.


Verdadeiro "especialista"

Em verdade, o título "especialista" não deve ser usado pelos profissionais, a menos que possam prová-lo de forma legal. Normalmente, profissionais reconhecidos no mercado usam este título, por notório saber.

Hoje em dia, considera-se que o Médico Veterinário seja ESPECIALIZADO em ODONTOLOGIA VETERINÁRIA após ter concluído curso de pós-graduação (lato sensu) de 500 horas.


O Médico Veterinário ainda pode ter MESTRADO ou DOUTORADO em clínica e cirurgia veterinária, após ter concluído curso de pós-graduação (stricto sensu), após realizar pesquisas na área de odontologia veterinária, defendendo uma dissertação ou tese, dentro de ambiente acadêmico.


Lembre-se que cursos de aperfeiçoamento não conferem título de especialização, mas são de grande valia para clínicos gerais que queiram atender seus casos de odontologia veterinária.


Na hora de avaliar um "Verdadeiro Dentista Veterinário", leve em conta seu currículo e titulação.


Experiência faz a Diferença

O profissional médico veterinário especializado em Odontologia Veterinária, além de titulação, deve provar sua casuística (número de casos atendidos).

Apesar de muitos casos serem parecidos, sempre há aquele caso mais complicado ou de difícil resolução, que somente um profissional experiente, que já tenha visto caso parecido, poderá apresentar a melhor solução.


Além disso, em casos de alta complexidade, um profissional experiênte consegue resolvê-lo em menor tempo possível, o que confere segurança para o paciente.


Infra-estrutura

Como é o consultório do seu Dentista ? E do Dentista do seu Pet ? Um centro cirúrgico equipado para odontologia veterinária deve ser parecido com o consultório de um dentista humano. Faça questão de conhecer !!!


Deve ter equipamentos e materiais das melhores marcas. Um verdadeiro Dentista Veterinário, para poder ofercer serviço completo, deve possuir aparelho de radiografia intra-oral, fotopolimerizador, material importado (endodontia), autoclave, monitores cardiacos/pressão, etc. Além disso, todo material deve estar à sua disposição, para oferecer o melhor tratamento dentário para seu Pet.



Biossegurança

Confira se todo o material utilizado está esterilizado por autoclave. Se voce procura este cuidado no seu Dentista, procure também para o atendimento odontológico do seu Pet.


Cães e gatos podem apresentar contaminação cruzada quando este cuidado não é devidamente tomado. São detalhes que fazem a diferença entre um serviço simples e um de Excelência.


Reconhecimento pelos Colegas

Um verdadeiro Dentista Veterinário possui reconhecimento no meio acadêmico e profissional. Você pode pedir referências junto a professores e pesquisadores universitários. Os melhores profissionais tem reconhecimento no meio acadêmico e profissional.


Você também pode entrar em contato com associações de classe (ABOV, SPMV, ANCLIVEPA), para pedir referêcias do profissional.


Afinal de contas, este especialista será responsável por tratar seu amigão.

- www.spmv.org.br (Sociedade Paulista de Medicina Veterinária)
- www.pos-odontoveterinaria.com.br (Especialização USP)
- www.abov.org.br (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária)


O Verdadeiro Dentista Veterinário

Ao escolher um dentista veterinário para seu Pet, procure com o mesmo carinho que teria ao procurar um dentista para sua familia.

Você é o responsável por escolher o melhor profissional para cuidar do seu pet!

MV, Esp, PhD, Marco Antonio Leon
Médico Veterinário formado pela FMVZ/USP
Doutor (Stricto sensu) em Cirurgia pela FMVZ/USP
Especializado (Lato Sensu) em Odontoveterinária pela Anhembi/Morumbi
Professor do Curso de Especialização em Odontologia Veterinária da USP

Voltar