Confiando na Anestesia

Início / Confiando na Anestesia

ISHIDA, E.; LEON-ROMAN, M.A. (2011)

Ainda hoje, existe todo um tabu a respeito do tema "Anestesia Geral". Porém, em muitos casos, a segurança está na escolha de qual tipo de anestésico utilizar (injetável ou inalatória), e isto ainda não está muito claro aos olhos dos proprietários.

Em hospitais veterinários e centros de referência, o uso de Anestesia Geral Inalatória Monitorizada, de preferencia realizada por um médico veterinário especializado, confere grande segurança ao procedimento. Por isso, é de sua responsabilidade a procura de profissionais qualificados, com experiência, titulação (pós-graduação) e reconhecimento no mercado.

Saiba um pouco mais sobre Anestesia Geral, e entenda porquê a Equipe DENTISTAVET faz questão de oferecer segurança.


Por que anestesiar o paciente para o tratamento dentário ?

Para um trabalho odontológico mais detalhado, é importante que o paciente esteja sob anestesia geral.

Alguns procedimentos como curetagens, sondagens, restaurações, extrações, ou mesmo uma radiografia intra-oral, seriam impossíveis de realizar com o paciente consciente. Nos tratamentos dentários, é necessário precisão no uso dos instrumentos, e qualquer movimento pode causa até acidentes, tanto para o cirurgião como para o paciente.

Os objetivos da anestesia geral são:

  • diminuir o estresse do paciente;
  • imobilizar o paciente;
  • controle de dor;
  • manutenção dos sinais vitais.

Nós escolhemos o melhor: Anestesia Geral Inalatória

A anestesia geral inalatória permite o controle dos planos anestésicos (de superficial a profundo) de acordo com a necessidade.

No DENTISTAVET, trabalhamos com Anestesia Balanceada, utilizando uma combinação de diferentes fármacos em mínimas doses, diminuindo efeitos colaterais dos mesmos.

A grande vantagem é que o anestésico inalatório tem baixa metabolização (0,17%), sendo seguro até mesmo para animais com outras enfermidades (ex: hepatopatias / cardiopatas).

Se necessário, é utilizado anestesia regional adjuvante (bloqueio de nervos) com anestésicos locais, para controle da dor, permitindo trabalhar num plano anestésico superficial.

Por isso, trabalhamos com profissionais anestesistas que tenham experiência e titulação (especialização/mestrado/doutorado), para maior segurança no tratamento odontológico do seu pet.


Importancia dos Exames Pré-Operatórios

No DENTISTAVET, é necessário que o paciente realize os exames pré-operatórios. Eles permitem uma real avaliação do estado de saúde do paciente, evitando surpresas durante a anestesia.

A função dos exames é descobrir enfermidades subclínicas (assintomáticas). Além disso, permite elaborar um protocolo anestésico específico para cada enfermidade.

Lembre-se que idade não é um fator limitante, mas sim o estado de saúde geral, verificado através dos exames pré-anestésicos.


Importancia dos Exames Pré-Operatórios

No DENTISTAVET, é necessário que o paciente realize os exames pré-operatórios. Eles permitem uma real avaliação do estado de saúde do paciente, evitando surpresas durante a anestesia.

A função dos exames é descobrir enfermidades subclínicas (assintomáticas). Além disso, permite elaborar um protocolo anestésico específico para cada enfermidade.

Lembre-se que idade não é um fator limitante, mas sim o estado de saúde geral, verificado através dos exames pré-anestésicos.


Monitorização dos sinais vitais - sinônimo de segurança

Durante todo o procedimento anestésico, o paciente é constantemente monitorizado.

Na monitorização são avaliados as funções vitais do animal, como frequencia cardiaca, Frequencia Respiratória, ritmo cardiaco (ECG), oxigenação (oximetria), ventilação (capnografia) e pressão arterial.

Esse conjunto de parâmetros permite a avaliação e controle dos planos anestésicos, o que aumenta a segurança da anestesia, já que possibilita a identificação de quaisquer alterações fisiológicas que coloquem em risco a saúde ou a vida do paciente.


A importância de um Profissional Especializado e Experiente

Da mesma maneira que procuramos os melhores médicos e dentistas para nossa familia, é importante procuramos profissionais experientes para cuidar do nosso pet.

A anestesiologia veterinária é uma especialidade da Medicina Veterinária, e os profissionais que pretendam atuar nesta área devem concluir o Curso de Especialização (lato sensu), além de poder realizar pesquisas em mestrado/doutorado (stricto sensu). Além disso, devem ter o compromisso de constante atualização profissional.

Aqui no DENTISTAVET, nossos pacientes recebem a melhor atenção de nossos anestesistas especializados, que proporcionam segurança durante o tratamento odontológico, além de atençao ao paciente, respeito aos proprietários e amor à profissão.

Profissionailismo e respeito para com todos os nossos pacientes.

Qualidade: Anestesia Geral Inalatória feita por Profissionais Especializados e Experiêntes.

Fazemos questão de oferecer o máximo de segurança aos nossos pacientes, pedindo os exames pré-operatórios.

Monitorização dos sinais vitais durante anestesia geral inalatória.

O maior carinho que podemos oferecer é nossa responsabilidade e experiência.

Escolha sempre profissionais experiêntes para cuidar do seu Pet. Ele merece sempre o melhor !!!

MV, Esp, Érika Ishida
Médica Veterinária formado pela FMVZ/USP
Especializada (Lato Sensu) em Anestesiologia Veterinároa / IBVET
Especializada (Lato Sensu) em Clínica Médica / UNISA


MV, Esp, PhD, Marco Antonio Leon
Médico Veterinário formado pela FMVZ/USP
Doutor (Stricto sensu) em Cirurgia pela FMVZ/USP
Especializado (Lato Sensu) em Odontoveterinária pela Anhembi/Morumbi
Professor do Curso de Especialização em Odontologia Veterinária da USP

Voltar